Principles and Practice of Clinical Research. Harvard School of Public Health

Injúria renal aguda

A injúria renal aguda se manifesta com mudanças abruptas na função dos rins. Geralmente ocorre em pacientes hospitalizados. O acompanhamento é realizado por nefrointensivistas e pode envolver procedimentos como a diálise contínua (CRRT) e hemoadsorção.

Síndrome cardiorrenal

Ocorre em pacientes com insuficiência cardíaca. Existe uma íntima relação entre o coração e os rins. A interação entre a Nefrologia e a Cardiologia é fundamental para proporcionar melhores desfechos cardíacos e renais.

Consultoria científica

Orientação para organização de cursos e simpósios. Parceria com indústria farmacêutica na avaliação e uso de produtos inovadores na nefrologia. Participação em advisory boards e treinamentos internos. Avaliação de projetos de pesquisa clínica. Orientação de redação de trabalhos científicos.

Hemodiafiltração

Principal modalidade de diálise (purificação sanguínea). Traz benefícios como melhora em qualidade de vida e aumento de sobrevida quando comparada à hemodiálise convencional.

Doença renal policística

Principal causa genética de doença renal. Atualmente, há o tratamento com a medicação Tolvaptan, que reduz a progressão da doença renal nesses pacientes.

Doença renal crônica

Quando há redução na capacidade renal de filtração do sangue e eliminação de toxinas. O tratamento conservador pelo nefrologista reduz a progressão da doença renal.

Doença renal do diabetes e da hipertensão

Diabetes e hipertensão arterial são as duas doenças que quando não adequadamente controladas mais frequentemente levam ao estágio mais avançado doença renal. Atualmente há novas medicações como as gliflozinas (iSGLT2)e finerenone, que preservam a função renal nesses pacientes.

Doenças imunológicas dos rins

A principal causa imunológica de doença renal é a nefropatia por IgA. Outras causas são a nefropatia membranosa, glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF), e a nefropatia lúpica (pela doença lúpus). O tratamento envolve uso de imunossupressores, ou seja, medicamentos que reduzem a imunidade e que são ajustados pelo nefrologista.

Calculose renal

Também referida como nefrolitíase ou pedras nos rins. O acompanhamento é fundamental para que não haja formação de novas pedras e para que não haja crescimento das pedras já presentes.

Transplante renal

Modalidade de escolha de substituição da função renal em pacientes que atingem o estágio mais avançado (estágio 5). O transplante pode ser realizado com doador vivo (parentes ou não) e com doador falecido. O acompanhamento acontece antes, durante e depois do transplante pelo nefrologista.